Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella

Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella
Clique na figura acima e conheça outro blog que criamos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curso Intel - Módulo 2: Aprendendo os Fundamentos Básicos sobre Computadores e Internet

Que título de ideia de plano de aula ou atividade educativa você poderia utilizar em sua sala de aula após visitar os seguintes sites:

http://educate.intel.com/br/ProjectDesign

http://educacao.uol.com.br/planos-aula

http://www.microsoft.com/brasil/educacao

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Deixe seu comentário.

9 comentários:

  1. Entrei no site Portal do professor, e me interessei por um modelo de aula de biologia, do professor Alfredo, para o ensino médio com o tema: "Cartilagem: pra que te quero?". Por estar trabalhando este conteúdo nas primeiras séries do ensino médio com histologia animal- tecido cartilaginoso, resaltando a importância deste tecido nos seres vivos, principalmente no corpo humano. Achei a aula diferente e atrativa, enfocando bem as características da cartilagem e sua merecida importância para a articulação do esqueleto humano e consequente locomoção do indivíduo. A aula conta tambeém com pequenas experiências fáceis de se fazer em sala de aula com recursos fáceis. Ótima sugestão de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Rachel Soares de Faria2 de setembro de 2010 às 16:26

    A aula escolhida foi de Adriana Amorim que fala da sociologia metodo e interdisciplinariedade que da enfase a analise politica de outras disciplinas pois todas são humanas e fruto do conhecimento humano.

    ResponderExcluir
  3. Aula:APRENDENDO O TEMPO VERBAL PRESENTE PERFEITO EM LÍNGUA INGLESA COM MÚSICA.
    Professora:Juliana Maria C. Gense.
    Meta: usar a Compreensão auditiva e leitura.
    Com esta aula será feita a introdução ao uso do tempo verbal presente perfeito em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos orais e escritos, a partir do trabalho com músicas.

    ResponderExcluir
  4. Entrei no http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br e vizualizei a aula "Geografia e Imprensa - Onde ficam os lugares que aparecem nas notícias", eu gostaria de utilizar essa aula para que meus alunos identifiquem nas notícias analizadas, os processos globais que caracterizam-se nos espaços locais.

    Rosane Clara

    ResponderExcluir
  5. Escolhi a aula do professor Alfredo Francisco Pliessning, co o tema " O início! Monohibridismo e a 1a Lei de Mendel" pois estou trabalhando esse assunto e essa aula traz uma proposta de simulação de um cruzamento de monohibridismo que facilita o interesse e a compreensão do aluno, assim como torna a aula mais dinâmica.

    ResponderExcluir
  6. Alex Lacerda (Educação Física)
    Através deste curso tive a oprtunidade de acessar algumas aulas postadas no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
    Escolhi uma aula com o tema "Esporte Escolar e Esporte de Rendimento" para ser utilizada em sala. A aula propõe uma pesquisa em grupo realizada pelos alunos sobre um determinado esporte (origem, evolução e curiosidade). Haverá uma exposição por parte dos mesmos aos outros grupos. A seguir realizarão comentários sobre os temas apresentados pelos outros grupos.
    O professor expõe algumas perguntas explorando o tema proposto inicialmente aproveitando os esportes escolhidos pelos alunos.
    Esta aula promove o protagonismo do aluno na escolha, pesquisa e debate sobre os esportes.
    O professor tem a oportunidade de avaliar o interesse e o aprendizado do aluno nos anos anteriores sobre os esportes selecionados pelos mesmos.

    ResponderExcluir
  7. Visitando o portal do professor, a aula da proª Mary Grace Martins sobre "o som da ditadura", cujo objetivo principal é entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada pela sociedade brasileira, discutir a ditadura e comparar as criações musicais da época com as músicas de protestos contemporâneos. Percebi o quanto é interessante e proveitoso o relacionamento do fato hitórico às músicas que os alunos ouvem atualmente.
    A profª cita um vasto nº de títulos de filmes e letras de músicas que podem ser trabalhados para alimentar um debate de boas idéias.Inclusive, nossa escola recebeu recentemente um bom material chamado "MPB nas escolas", que com certeza será de grande valia para o desenvolvimento dessas aulas.
    Muito interessante e gostosa a sugestão de aula da professora!

    ResponderExcluir
  8. Ao acessar o site Portal do Professor escolhi uma aula sobre Publicidade e propaganda: o poder de persuasão, da professora Fabiane de OLiveira Braga Felício, para enriquecer as minhas aulas, pois já havíamos trabalhado Anúncio publicitário e esse assunto nos ajudará a fazer uma boa leitura do discurso publicitário.
    Levando em consideração que vivemos em uma sociedade rodeada por textos publicitários: outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites... A publicidade tem o grande poder de convencimento sobre crianças e adolescentes jovens e adultos. Carregam uma responsabilidade muito grande, pois entram em nossa vida, influenciam nosso consumo, nossas atitudes, seduz-nos, promete-nos felicidade, riqueza, beleza e muitas vezes não analisamos a veracidade dos fatos implícitos nelas.
    Por isso, cabe-nos a responsabilidade de despertar em nossos alunos a habilidade de ler criticamente os textos publicitários. A sugestão de aula é excelente.

    ResponderExcluir
  9. No site Portal do Professor, me interessei por uma aula de Geografia usando a metodologia da criação de um Tele-Jornal. Este tipo de proposta requer que os alunos leiam, selecionem e analisem textos sobre os conflitos, levando-os a entender e criar novos textos de conflitos que ocorreram e que ainda ocorrem no mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, pois contribui para a melhoria das postagens.