Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella

Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella
Clique na figura acima e conheça outro blog que criamos.

sábado, 11 de setembro de 2010

2º Encontro: Módulos 3 e 4


Módulo 3: Desenvolvendo Pensamento Crítico e Colaboração

Módulo 4: Descobrindo o Processador de Texto

Mediando a Cooperação: A cooperação pode não vir naturalmente para os alunos e pode requerer motivação, instrução direta e tempo de prática. Formas de trabalhar em Equipe devem ser discutidas, incluindo respeitar a vez do outro, ouvir quando outros estão falando e ser responsável pelo próprio aprendizado.

Quando alunos trabalham em GRUPO, conflitos podem surgir!! Façam duplas para refletir sobre cada conflito descrito nas páginas 38 e 39, monte um texto em grupo e regitre abaixo suas reflexões sobre:

Conflito 1: Um aluno se recusa a trabalhar com determinado colega ou grupo.

Conversar com ele para saber o motivo dessa recusa, tentando contornar o problema, porém, nunca devemos obrigá-lo a trabalhar num grupo onde ele não se sinta bem, pois nesse caso não haverá rendimento. (Rosane e Odette Emília)

Primeiro saber do aluno o porquê de não trabalhar em grupo e em seguida conversar com a turma ara ver qual a melhor solução para o problema. Os próprios alunos acabam inserindo o colega na equipe. ( Simone e Marta)

Conflito 2: Ninguém quer trabalhar com determinado aluno.

Nessa situação, o melhor a fazer é conversar com os demais alunos para descobrir os motivos pelos quais não querem determinado aluno no grupo. Em seguida , conversaremos com o aluno em questão, juntamente com a turma, para esclarecermos a situação e acharmos uma solução. (Rosângela e Alex)

Perguntar o motivo de tal recusa para a turma e fazer com que eles entendam que todos merecem uma chance e não podemos excluir ninguém, temos que consientizar que cada pessoa tem seu jeito de ser e a inclusão seria a melhor maneira de lidar com esta situação, pois com jeito todos têm alguma coisa para dar. ( Lúcia Sobreira e Luiza Pires)

Conflito 3: Um aluno é tímido e não quer falar.

Procuraria colocá-lo em grupo onde tivesse alunos mais expressivos, que poderia estimular sua fala e diminuir sua timidez. Outro passo também, seria começando a fazer perguntas individuais para o grupo sobre o conteúdo estudado. (Marcela e Rachel)

O melhor a fazer é conversar com este aluno, de preferência fora da sala para conhecê-lo melhor. Depois, estimular os demais colegas a se aproximarem deste aluno adquirindo sua confiança e com isso fazendo com que ele passe a participar melhor das atividades da sala de aula. ( Maria Aparecida Zuza e Celeste Fernandes)

Conflito 4: Um aluno não deixa o colega ou os outros membros do grupo utilizarem o computador.

Por este aluno ter uma personalidade muito forte, cabe ao professor mostrá-lo a importância da participação dos outros para que se realize melhor o trabalho, utilizando assim uma parceria que pode ser benéfica a todos, inclusive a ele. A sua cooperação precisa acontecer. (Ricardo e Cleonice)

O próprio professor deve orientar os alunos que em determinado tempo deve-se fazer uma troca entre o grupo, para que cada um possa utilizar o computador de forma democrática. ( Todo grupo)

Conflito 5: Um aluno não respeita ou não houve as idéias do colega ou de outros membros do grupo.

Ele necessita ser conscientizado da necessidade de saber a importância de ouvir os outros. Precisamos mostrá-lo que ninguém é nada sozinho. (Todo o grupo)

Ele precisa ter consciência de que é importante respeitar as ideias de todos, que ouvir os outros nos faz crescer como pessoas. ( Todo o grupo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, pois contribui para a melhoria das postagens.