
Após fazermos a leitura de todo o material que chegou na Escola, inclusive xeroquei folder: A Formação da MPB, O Choro, O Samba, A Música Sertaneja, A Bossa Nova e os Festivais; Qual AÇÃO que realizaremos para implantar esse PROJETO no nosso COLÉGIO??
Registre suas ideias clicando nos COMENTÁRIOS.
Por Tom Jobim:
ResponderExcluirPra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você
Quem disse que a matemática não é bonita???? Podemos utilizar canções como essas e outras de demais autores para tratar a rotina de sala de aula de forma diferente, atraente e empolgante. Para as inteligências múltiplas que cada aluno possui, a música é um grande recurso para ensino da matemática. O uso da tecnologia com seus mp3's, mp'4 entre outros, são utilizáveis como recursos tecnológicos para um ensino diferente, abordando temas atuais de acordo com o advanço da tecnologia.
Seria muito interessante levar os alunos ao conhecimento de uma nova linguagem de forma eclética onde eles poderiam escolher seus gostos, seus tipos identificando-se com cada um deles,descobrindo sua própria identidade através da música.
ResponderExcluirPrimeiro queria dizer que amei o material...As atividades são inúmeras, mas poderíamos fazer uma que motivasse o colégio inteiro...uma atividade no CLEN com todos alunos e professores com todos esses ritmos maravilhosos e uma grande encenação com muita música...
ResponderExcluirCom um amaterial rico como este, seria muito interesante fazer uma linha do tempo, mostrando aos nossos alunos a história da música brasileira, abordando também a história do seu país, a situação política,as perseguições e os preconceitos que cada período musical sofria e sofre até hoje.
ResponderExcluirPara implantar o projeto MPB na escola, nós professores devemos incentivar nossos alunos a conhecerem melhor os vários rítmos da música brasileira e o que os incentivarão a entenderem os vários fatos que ocorreram na nossa história
ResponderExcluir"Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
ResponderExcluirCantar, cantar e cantar com certeza de ser um eterno aprendiz. Ai meu Deus, eu queria que a vida seria bem melhor e será...
Gonzaguinha"
Aprender matemática através da música, faz uma transformação na aprendizagem, inovando e aguçando a criativadade do aluno.
O Projeto MPB nas escolas é uma forma de apresentarmos a música com toda a sua história, de uma maneira interessante e agradável. E porque não trabalhar esse material maravilhoso? Pois este é um instrumento que pode levar o nosso aluno a desenvolver sua concentração, através do seu ritmo preferido, podendo então, melhorar o interesse e o desempenho escolar do educando.
ResponderExcluir"Caminhando e cantado e seguindo a canção
ResponderExcluirSomos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas nas ruas,campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção"
Geraldo Vandré
Trabalhar com música na sala de aula é maravilhoso,pois ela fará com que os nossos alunos compreendam a importância dos diversos ritmos musicais.
A utilização das letras de músicas nas aulas de Língua Portuguesa nos ajudará a levar o aluno a perceber que a leitura é fonte inesgotável de experiências insubstituíveis.
É um projeto sedutor que integra e sistematiza a história da "MPB". Um material excelente para se trabalhar a transdisciplinaridade.É uma sementinha que pode dar muitos frutos.Sem dúvida é um momento auspicioso na nossa educação.
ResponderExcluir