Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella

Venha conhecer outro blog criado pelos alunos do C. e. Francisco Portella
Clique na figura acima e conheça outro blog que criamos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

3º Encontro: MPB na Escola - Plano de Ação...


Após fazermos a leitura de todo o material que chegou na Escola, inclusive xeroquei folder: A Formação da MPB, O Choro, O Samba, A Música Sertaneja, A Bossa Nova e os Festivais; Qual AÇÃO que realizaremos para implantar esse PROJETO no nosso COLÉGIO??
Registre suas ideias clicando nos COMENTÁRIOS.

9 comentários:

  1. Por Tom Jobim:

    Pra que dividir sem raciocinar
    Na vida é sempre bom multiplicar
    E por A mais B
    Eu quero demonstrar
    Que gosto imensamente de você

    Por uma fração infinitesimal,
    Você criou um caso de cálculo integral
    E para resolver este problema
    Eu tenho um teorema banal

    Quando dois meios se encontram desaparece a fração
    E se achamos a unidade
    Está resolvida a questão

    Pra finalizar, vamos recordar
    Que menos por menos dá mais amor
    Se vão as paralelas
    Ao infinito se encontrar
    Por que demoram tanto os corações a se integrar?
    Se infinitamente, incomensuravelmente,
    Eu estou perdidamente apaixonado por você

    Quem disse que a matemática não é bonita???? Podemos utilizar canções como essas e outras de demais autores para tratar a rotina de sala de aula de forma diferente, atraente e empolgante. Para as inteligências múltiplas que cada aluno possui, a música é um grande recurso para ensino da matemática. O uso da tecnologia com seus mp3's, mp'4 entre outros, são utilizáveis como recursos tecnológicos para um ensino diferente, abordando temas atuais de acordo com o advanço da tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito interessante levar os alunos ao conhecimento de uma nova linguagem de forma eclética onde eles poderiam escolher seus gostos, seus tipos identificando-se com cada um deles,descobrindo sua própria identidade através da música.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro queria dizer que amei o material...As atividades são inúmeras, mas poderíamos fazer uma que motivasse o colégio inteiro...uma atividade no CLEN com todos alunos e professores com todos esses ritmos maravilhosos e uma grande encenação com muita música...

    ResponderExcluir
  4. Com um amaterial rico como este, seria muito interesante fazer uma linha do tempo, mostrando aos nossos alunos a história da música brasileira, abordando também a história do seu país, a situação política,as perseguições e os preconceitos que cada período musical sofria e sofre até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Para implantar o projeto MPB na escola, nós professores devemos incentivar nossos alunos a conhecerem melhor os vários rítmos da música brasileira e o que os incentivarão a entenderem os vários fatos que ocorreram na nossa história

    ResponderExcluir
  6. "Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
    Cantar, cantar e cantar com certeza de ser um eterno aprendiz. Ai meu Deus, eu queria que a vida seria bem melhor e será...
    Gonzaguinha"

    Aprender matemática através da música, faz uma transformação na aprendizagem, inovando e aguçando a criativadade do aluno.

    ResponderExcluir
  7. O Projeto MPB nas escolas é uma forma de apresentarmos a música com toda a sua história, de uma maneira interessante e agradável. E porque não trabalhar esse material maravilhoso? Pois este é um instrumento que pode levar o nosso aluno a desenvolver sua concentração, através do seu ritmo preferido, podendo então, melhorar o interesse e o desempenho escolar do educando.

    ResponderExcluir
  8. Rosângela Maria da Silva Hipolito1 de março de 2011 às 21:07

    "Caminhando e cantado e seguindo a canção
    Somos todos iguais braços dados ou não
    Nas escolas nas ruas,campos, construções
    Caminhando e cantando e seguindo a canção"
    Geraldo Vandré

    Trabalhar com música na sala de aula é maravilhoso,pois ela fará com que os nossos alunos compreendam a importância dos diversos ritmos musicais.
    A utilização das letras de músicas nas aulas de Língua Portuguesa nos ajudará a levar o aluno a perceber que a leitura é fonte inesgotável de experiências insubstituíveis.

    ResponderExcluir
  9. É um projeto sedutor que integra e sistematiza a história da "MPB". Um material excelente para se trabalhar a transdisciplinaridade.É uma sementinha que pode dar muitos frutos.Sem dúvida é um momento auspicioso na nossa educação.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, pois contribui para a melhoria das postagens.